Zanin toma posse no cargo de ministro do STF

Foto: Reprodução/

O ministro Cristiano Zanin tomou posse nesta quinta-feira (3) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em cerimônia na Corte. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele vai ocupar a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

A cerimônia de posse acontece no próprio Supremo, e conta com a presença em peso da classe política e jurídica do país. Operadores do Direito disseram à revista eletrônica Consultor Jurídico esperar que Zanin seja um ministro garantista, que promova a defesa de direitos individuais.

Além dos demais ministros do Supremo, compareceram ao evento os presidentes da República, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin; da Câmara, Arthur Lira; e do Senado, Rodrigo Pacheco. O procurador-geral da República, Augusto Aras, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, também estavam na cerimônia.

Entre os ministros do STJ, compareceram a presidente Maria Thereza de Assis Moura, Rogério Schietti, Luis Felipe Salomão, Sebastião Reis, Benedito Gonçalves, Ricardo Villas Bôas Cueva, Mauro Campbell, João Otávio de Noronha. Entre os ministros do Executivo, o da Justiça, Flávio Dino, também participou da solenidade.

O agora ministro ganhou notoriedade a partir de 2013, quando assumiu a defesa de Lula, até então conduzida por Roberto Teixeira, seu sogro. Com estilo combativo e disposição aparentemente infinita, logo passou a antagonizar com o ex-juiz Sergio Moro, responsável por julgar os processos da finada “lava jato”, que ganhou fôlego a partir de 2014.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment